Aprofundar o conhecimento sobre a diversidade de configurações familiares que pode encontrar na comunidade educativa;
Reflectir sobre os efeitos que a presença de alunos oriundos de contextos familiares muito diversificados tem sobre o dia-a-dia na sala de aula e ser capazes de integrar essa reflexão no modo como programa e orienta a prática docente;
Desenvolver estratégias de trabalho colaborativo, envolvendo administração escolar, colegas e famílias, capazes de favorecer a criação de espaços formais e informais aptos a propiciar o reforço do encontro e a qualificação da interação entre escola e famílias;
Adquirir competências de relação e de comunicação que permitam favorecer a inovação ao nível das práticas, de um modo que promova o aprofundamento do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos, concorrendo para a melhoria do respetivo sucesso escolar e de vida.
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Comment entendre les difficultés de relations enseignants/familles?
Le manque de lisibilité de la notion même de « famille » ne facilite pas la compréhension mutuelle. Aujourd’hui, les codes sociaux ont été bousculés et la famille a changé. Elle est devenue multiforme. Or, les repères construits par les enseignants qui arrivent en formation, et qui résultent de leur propre vécu familial, se situent parfois bien loin des réalités des élèves [2]. Il faut alors déconstruire les références antérieures avant de les construire à nouveau pour parvenir à la compréhension nécessaire à l’accompagnement de l’élève (...)
http://www.cahiers-pedagogiques.com/La-relation-avec-les-familles-s-apprend-aussi
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Familias e escolas: uma relação complexa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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