Aprofundar o conhecimento sobre a diversidade de configurações familiares que pode encontrar na comunidade educativa;
Reflectir sobre os efeitos que a presença de alunos oriundos de contextos familiares muito diversificados tem sobre o dia-a-dia na sala de aula e ser capazes de integrar essa reflexão no modo como programa e orienta a prática docente;
Desenvolver estratégias de trabalho colaborativo, envolvendo administração escolar, colegas e famílias, capazes de favorecer a criação de espaços formais e informais aptos a propiciar o reforço do encontro e a qualificação da interação entre escola e famílias;
Adquirir competências de relação e de comunicação que permitam favorecer a inovação ao nível das práticas, de um modo que promova o aprofundamento do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos, concorrendo para a melhoria do respetivo sucesso escolar e de vida.
As famílias dos alunos provenientes de contextos sociais e culturais afastados da cultura escolar
De acordo com um estudo de Françoise Campanale ( 2007), as famílias esperam que o sistema escolar consiga ajudar os seus filhos a ter sucesso na escola ou mesmo a serem bem sucedidos na vida. Para eles, os professores conhecem seu trabalho e assim não se sentem competentes para intervir, ou mesmo, diálogar. Não é só com o professores noutras areas, na saúde por exemplo, isso também acontece.
Além disso, sentem-se, muitas vezes, muito incomodados quando os seus filhos ficam para trás (não tem sucesso escolar) e os professores interpretam como negligência. Quando a criança falha, a família sente o fracasso. Estas famílias têm muitos receios e às vezes medo de reuniões com professores, sobretudo porque as reuniões se baseiam mais em intimidações ou convocatórias, através dos julgamentos feitos sobre seus filhos, e nem sempre se tem em conta a ignorância destes pais na forma como o sistema funciona. Os filhos são criados entre dois mundos: um onde alguém é engenhoso, o outro onde reina a competição, possivelmente a violência.
Mais informação em:
http://webcom.upmf-grenoble.fr/sciedu/pdessus/sapea/parents.html#l-ecole-touche-limage-de-la-famille
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Familias e escolas: uma relação complexa
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